O último lançamento da editora da Pulo do Gato que chegou às minhas mãos foi "O Mar e outras coisas de que também me lembro", de Mónica Gutiérrez Serna. - Resenha Camila Castro Castilho / Casa de Livros - 03/10/2012 Publicado em: Resenha de Camila Castro Castilho / Casa de Livros - 03/10/2012
O último lançamento da editora da Pulo do Gato que chegou às minhas mãos foi "O Mar e outras coisas de que também me lembro", de Mónica Gutiérrez Serna. Quando recebi o livro em minhas mãos, seu formato me fez lembrar rapidamente de "Mari e as coisas da vida". Porém, ao começar a leitura visual e verbal do livro, não fui engolida pela narrativa, tão pouco fui levada para outro tempo e para outra família, como na leitura de "Mari". "O Mar" foi uma das leituras mais difíceis que fiz como profissional: tive que ler esse livro diversas vezes. Calma, não há dificuldade em compreender o texto ou as imagens. O que há no livro que me deixou sem reação foram, na realidade, as coisas das que me lembrei... como o mar.
Nas primeiras leituras fui tragada pelo mar e levada à minha própria infância com o meu próprio senhor Jaime; fui levada à emoção plena. Aos poucos, fui tentando criar certo afastamento para poder escrever sobre o livro e, assim, indica-lo com propriedade. Porém, assim como o meu "senhor Jaime" me ensinou, um bom livro não é apenas aquele que proporciona ao leitor um momento de apreciação estética ou de contato com as artes literária e visuais, como é o caso do livro. Não. Um livro digno de ser indicado é também aquele que nos toca e emociona, tornando-se outra coisa para se lembrar também, que é o caso do livro "O Mar".
|