Protagonista começa a descobrir o que as letras e palavras significam e, em pouco tempo, passa a conhecer um novo mundo de possibilidade Publicado em: Pais, bebês & Cia - agosto de 2016
http://paisbebesecia.com.br/2016/08/02/letras-de-carvao-conta-uma-historia-dentro-de-outra-historia/
Letras de carvão, da autora colombiana Irene Vasco, traz uma história dentro de outra história. Na pequena cidade de Palanque, onde quase ninguém sabe ler, a protagonista começa a descobrir o que as letras e palavras significam e, em pouco tempo, passa a conhecer um novo mundo de possibilidade para ela e para os habitantes do seu povoado. Por meio dessa história, uma mãe conta ao filho a história da própria infância e de como aprendeu a ler e a escrever.
A narrativa tocante conta também como os habitantes dos pequenos povoados e das comunidades quilombolas puderam se transformar em leitores sem que para isso tivessem de perder o vínculo com suas tradições mais genuínas.
Segundo a autora, a trama nasceu a partir de histórias ouvidas em oficinas promovidas por ela junto a mães comunitárias, isto é, mulheres que cuidam de crianças de famílias de baixa renda da comunidade. Boa parte dessas visitas acontecia nos povoados do litoral do Oceano Pacífico, onde a população afrodescendente é predominante.
Os desenhos naïf de Juan Palomino reforçam a importância de valorizar a cultura local por meio de cenas em que crianças e adultos brincam na rua ou no rio, trabalham e se divertem em meio a uma natureza exuberante, convivem em harmonia festejando e compartilhando a vida e os saberes.
Letras de carvão Autora: Irene Vasco Ilustração: Juan Palomino Tradução: Marcia Leite 36 páginas Editora: Pulo do Gato
|