“Nossos passos vêm de longe e de muitas direções, porque as desigualdades raciais e étnicas são multifacetadas, e nenhuma resposta isolada poderá alterar o estado das coisas. Nesta publicação, as autoras e os autores abordam o tema “Presenças negras e indígenas na Literatura Infantil” a partir de suas vivências e pesquisas. Há conceitos, dados, perguntas, respostas, depoimentos, indicações bibliográficas que podem interessar os(as) que ocupam variadas posições na cadeia criativa, produtora, distribuidora e mediadora do livro.
Márcia Licá, com seu corpo-território-afro-indígena, fez uma curadoria cuidadosa e aproximou pessoas que atravessam sua trajetória como ativista, formadora, acadêmica, mediadora de leitura em bibliotecas comunitárias. São autoras(es), contadoras(es) de histórias, professoras(es), curadoras(es) de exposições e eventos – pessoas com larga experiência leitora. Esta multiplicidade se reflete nos artigos deste livro, que vão além das práticas em escolas e podem interessar a quem escreve, ilustra, lê e quer ficar um pouco mais letrado em relações raciais.”
Bel Santos Mayer
Abrindo novos caminhos na já consagrada Coleção Gato Letrado, Infâncias e leituras – Presenças negras e indígenas na literatura infantil desenha novos passos numa construção incessante para um novo mundo. Como apregoa a organizadora: “Seguimos tendo o registro escrito como ato revolucionário e intergeracional de pessoas indígenas, negras e brasileiras que agem com pés e alma fincados no passado e flechas armadas no presente, mirando o futuro”.